Um projeto alternativo de cidade é o que debatem os movimentos sociais, organizações, entidades e pessoas interessadas nessa construção

em

Na noite de sexta-feira (24/05) as comunidades e movimentos sociais se fizeram presentes em grande número no auditório Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, para a abertura da 5ª Conferência Nacional das Cidades – Etapa Municipal Porto Alegre, “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!“.

Um encontro para debate entre o Poder Público, empresários, movimentos sociais e populares, acadêmicos e Entidades, trabalhadores e organizações não governamentais. Sendo a 5ª Conferência Etapa Porto Alegre, trás como uma de suas dos principais demandas a implementação do Conselho das Cidades, visualizando a importância dessa criação para a promoção das questões relacionadas ao desenvolvimento urbano, social, cultural, econômico e ambiental da capital. Sente-se hoje a ausência de um espaço que debata a transversalidade das políticas urbanas, tendo em vista o quão fundamental é tratar os aspectos citados de forma integrada.

Captura de Tela 2013-05-28 a¦Çs 02.45.13

Representantes dos movimentos populares que estiveram à mesa nesta abertura foram enfáticos ao afirmar a importância da articulação das políticas públicas da cidade e sustentaram a importância da incorporação das políticas de saneamento, mobilidade, saúde, trabalho, educação, lazer, às políticas de habitação, com qualidade e respeito à população.

No sábado a 5ª Conferência teve continuidade, durante todo o dia. Os participantes debateram diferentes temáticas dentro das pautas sobre o planejamento da Cidade como os impactos da Copa do mundo de 2014, gestão democrática da cidade, função social da propriedade, regularização fundiária, acesso a terra, aplicação dos instrumentos do Estatuto da Cidade, entre outros.

Aproximadamente 800 pessoas estiveram presentes na etapa municipal da conferência, sendo registrada a presença massiva dos Movimentos Sociais e Populares, com mais de 500 pessoas. A partir de julho se realizarão as conferências Estaduais pelo país, e em novembro acontecerá a Conferência Nacional, em Brasília.

Captura de Tela 2013-05-28 a¦Çs 02.44.23

Texto: SAJU/UFRGS – Serviço de Assessoria Jurídica Universitária da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s