CDES participa de Encontro Latino-Americano organizado pela Aliança Internacional de Habitantes (AIH)

em

 

12074763_10207019331103892_6434200772013952660_n

Foto: Fernando Zasso Pigatto

Entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, em Buenos Aires, Argentina, aconteceu o Encontro Latino-americano de Formação “Os movimentos populares e responsabilidade nas políticas públicas para o habitat”, organizado pela Aliança Internacional de Habitantes (AIH). No encontro, que estiveram presentes entidades e movimentos sociais populares da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México, Paraguay, Peru e Venezuela, foram apresentadas e debatidas estratégias de incidência em nível local, nacional, regional e global, tendo como foco central a conferência Habitat III.

No último dia foi pautado o papel dos Movimentos populares no Habitat III, Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), q acontecerá em Quito, Equador, em 2016. Nas conclusões, avaliação e acordos, os movimentos populares dos países presentes assinaram a Carta de Buenos Aires, direcionada à ONU, propondo o Fórum Social Urbano Alternativo y Popular, que aconteceria paralelamente à programação da conferência.

Ainda no dia 2, durante o encerramento do Encontro, foi dado início às Jornadas Mundiais Zero Despejos e Pelo Direito ao Território. A Aliança tem como um dos focos de trabalho a bandeira de “Despejos Zero”. Na programação brasileira, as atividades que integram a Jornada foram marcadas para dia 5 de outubro, dia mundial dos sem teto e do habitat. Do Brasil, estiveram presentes ao Encontro integrantes do Fórum Nacional de Reforma Urbana CONAM, CMP, MNLM e CDES (do FERU RS e Fórum Sul).

Mais informações no site http://por.habitants.org/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s