Karla Moroso recebe o Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2015

em

Na noite da última quarta-feira (9), aconteceu a cerimônia de premiação Arquiteto e Urbanista do ano de 2015, promovido pelo Sindicato dos Arquitetos do rio Grande do Sul. A arquiteta e urbanista Karla Moroso, do CDES Direitos Humanos, foi a vencedora na categoria Obra, Ação ou Trabalho Destaque do Ano pelo trabalho que realiza com o CDES na regularização fundiária do Morro Santa Teresa de Porto Alegre.

Karla comenta a importância do prêmio:

“O Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul ao premiar a minha ação desenvolvida junto ao Movimento em defesa do Morro Santa Teresa, faz muito mais que premiar um arquiteto pois reconhece uma pauta do Direito à moradia e reconhece a luta daqueles que buscam construir cidades menos desiguais e mais humanas e, traz como exemplo disso uma história de luta muito dura e muito rica que é a luta do Movimento em Defesa do Morro Santa Teresa na cidade de Porto Alegre que estava representado nesta celebração pelas suas lideranças comunitárias Orley Maria Silveira, Michele Silva, Julio Pacheco e Tania Bavaresco Nunes. Estavam no evento representando o CDES Direitos Humanos Cristiano Muller, Viviane Borges e Marlene Chaves. Parabésn ao Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul pela iniciativa.”.

Karla atua desde 2012, através do CDES e em conjunto com as comunidades do morro e do Movimento em Defesa do Morro Santa Teresa, no projeto. A regularização fundiária é uma das bases do trabalho do Centro de Direitos Econômicos Sociais. Através de oficinas, reuniões e caminhadas, buscamos ir além da construção de um projeto alternativo de regularização fundiária, garantindo a apropriação do espaço e da realidade do morro pela própria comunidade, para que essa possa ser protagonista na garantia do direito à moradia.

Além de Karla, o arquiteto e urbanista Telmo Magadan foi o vencedor na categoria Trajetória Profissional e a, também, arquiteta e urbanista, Luciana Fonseca Hoff ganhou o prêmio Jovem Profissional. As indicações foram aprovadas por unanimidade pela Comissão de Seleção do prêmio.

A premiação acontece anualmente, desde 1996, e é uma ação oficial do SAERS. No ano de 2014 passou a fazer parte do projeto ‘SAERGS para todos os arquitetos e urbanistas – NA ESTRADA”, com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rs (CAU/RS).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s