CDES estará no lançamento da Campanha pela Função Social da Cidade e da Propriedade

em

Participe do lançamento da Campanha pela Função Social da Cidade e da Propriedade, nos dias 3 e 4 de agosto, no Rio de Janeiro, RJ. O evento faz parte da Jornada de Lutas contra os Jogos da Exclusão –https://www.facebook.com/events/1763662637246720/ – e tem por objetivo apresentar a Campanha, seus objetivos, eixos e ferramentas, bem como construir coletivamente as estratégias de mobilização e luta pela Função Social da Cidade e da Propriedade.

No dia 3/8 (quarta-feira), a oficina acontece das 10h às 12h30, com o debate sobre os rumos da luta pela reforma urbana no Brasil, além da apresentação da Campanha, seus instrumentos e objetivos. No dia seguinte, 4/8 (quinta-feira), também das 10h às 12h30, serão debatidas as estratégias de mobilização, agitação e sensibilização em torno da Função Social da Cidade e da Propriedade.

A Campanha pela Função Social da Cidade e da Propriedade também participará de duas mesas que integram a programação dos Jogos da Exclusão: no dia 3/8, das 17h30 às 20h, participará do debate Cidade e Democracia. Em 4/8, das 14h às 17h, comporá a mesa “Habitação e Direito à Cidade”.

A campanha “Função Social da Propriedade Urbana: a cidade não é um negócio, a cidade é de todos nós” é promovida pelo Fórum Nacional de Reforma Urbana e entidades filiadas. A universalização do acesso à moradia e a terra urbana, bem como aos equipamentos e bens necessários à reprodução social, tem relação direta e complementar com a consolidação da chamada sustentabilidade urbana, elemento fundamental para o desenvolvimento sustentável mundial. Muito embora a função social da cidade e a função social da propriedade urbana estejam asseguradas na Constituição Federal e no Estatuto da Cidade, estes princípios estão longe de serem efetivados e de se tornarem realidade na grande maioria das cidades brasileiras. Por isso, é fundamental o engajamento da sociedade nesta luta. Mais informações sobre a Campanha, e as formas de participação, podem ser obtidas na página:https://funcaosocial.wordpress.com/

A Jornada de Lutas contra Rio 2016 – os Jogos da Exclusão acontece de 1 a 5 de agosto. Serão cinco dias intensos de atividades, culminando em um grande ato no dia da abertura dos Jogos. A Rio 2016 já vai começar e o (não)legado está claro. Uma cidade segregada, na qual bilhões são gastos, com qual resultado? Juventude negra sendo morta nas favelas, colapso do transporte, Estado quebrado sem pagar salários e golpe no governo federal para garantir ainda mais dinheiro na repressão. A lista de violações é grande, mas a resistência também será! Na Copa das Confederações em 2013 e na Copa do Mundo em 2014 estávamos nas ruas e agora voltaremos à luta contra todas as violações cometidas em nome dos megaeventos!

Na abertura dos Jogos da Exclusão, estaremos todas e todos na rua protestando. Concentração às 14 horas, na Praça Saens Peña, Tijuca:https://www.facebook.com/events/818049904962891/

Em uma cidade onde o abismo da desigualdade cresce cada vez mais, a base de tratores, tiros e bombas, é fundamental prosseguir e avançar na luta pelo direito à cidade, pela democracia e pela justiça social. Vamos denunciar este projeto de cidade segregada, Rio Olimpíada 2016: os Jogos da Exclusão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s