Histórico de Agenda

Missão Nova Ponte do Guaíba

Nos dias 14 e 15 houve caminhada pelos locais atingidos pela construção da Nova Ponte do Guaíba e reuniões. O coletivo é formado por CDES, ACESSO, DPU, UAMPA, Fórum de Justiça, GT de Conflitos do FRNU. As atividades de missões são um instrumento para a construção e fortalecimento de uma cultura de direitos humanos, desenvolvido desde 2002 pela Plataforma Dhesca Brasil.

Seminário Experiências de Mediação de Conflitos Fundiários no Brasil

O seminário proposto pelo CDES Direitos Humanos e Terra de Direiro acontece nos dias 08 e 09 no Sindicato dos Bancários (Rua General Câmara, 424 – Porto Alegre). Para conferir a programação, basta clicar na imagem ao lado.

Encontro do Conselho Nacional dos Direitos Humanos

Nos dias 9 e 10 de novembro o CDES estará presente nos eventos organizados pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos.
CDES na mostra do SUS no IPA

No dia 10 de novembro o Projeto Minha Ilha Fotografo Eu está na mostra do SUS que acontece no IPA. 

Última semana para visitar a exposição Minha Ilha Fotografo Eu

Nesta semana, de 31 de outubro a 4 de novembro, é o último período que fica disponível para visitação a exposição Minha Ilha Fotografo Eu, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. 

Abertura da mostra e lançamento do livro do Projeto Minha Ilha Fotografo Eu

Na segunda-feira, 17, o CDES fará a abertura da mostra na Câmara de Vereadores de Porto Alegre da exposição Minha Ilha Fotografo Eu, às 19h. Também será lançado o livro do projeto.

Visita à comunidade Ilha Grande dos Marinheiros

Na sexta-feira, 20, o CDES visita a comunidade Ilha GRande dos Marinheiros para apresentação de um novo projeto social. Acontece às 14h, no Clube de Mães.

Reunião do Fórum Nacional de Reforma Urbana

Na sede do CDES, acontece no dia 8 de abril uma reunião do FERU para discutir uma nova campanha de regularização fundiária.

Reunião do GT do Morro Santa Teresa

Na sexta-feira, 8 de abril, também acontece na sede do CDES a reunião do GT do Morro Santa Teresa.

Conferência Litigância Estratégica em Direitos Humanos

O CDES estará presente na Conferência Litigância Estratégica em Direitos Humanos, realizada pelo Fundo Brasil de Direitos HUmanos. O evento acontece Conferência – Litigância estratégica em direitos humanos, que acontecerá no dia 7 de abril, das 9h30 às 12h30, na sede da FGV Direito SP – Rua Rocha, 233, São Paulo (SP).

Reunião GT do Morro Santa Teresa

No dia 06 de abril o CDES estará presente na reunião do GT do Morro Santa Teresa.

Visita as comunidades do VLT – Fortaleza

Entre os dias 01 e 05 de abril o CDES esteve em Fortaleza, visitando as comunidades afetadas pelas obras do Veículo Leve sobre Trilhos e participando de audiência sobre o assunto. 

Reunião do GT do Morro Santa Teresa

No dia 21 de março o CDES esteve presente na reunião do GT do Morro Santa Teresa.

Posse dos membros do GT do Morro Santa Teresa

O CDES estareve presente na Posse dos Membros do GT do Morro Santa Teresa e Apresentação dos Aspectos Urbanísticos Ambientais e Jurídicos, realizada no dia 14 de março. Foi feita a efetivação do GT para tratar das três objetivos pelo qual o Movimento em Defesa do Morro Santa Teresa luta desde sua formação. 

Visita à comunidade Ilha Grande dos Marinheiros

No dia 09 de março, o CDES participou da visita à comunidade Ilha Grande dos Marinheiros. A visita foi feita junto da Defensoria Pública da União, que prestarou o devido auxílio jurídico às famílias atingidas pela construção da nova Ponte.

Seminário Núcleo de Defesa Agrária e Moradia

O CDES esteve na atividade promovida pela Defensoria Pública, que aconteceu no dia 07 de março, no Auditório 19 de Maio. A proposta era discutir a valorização das comunidades, dos movimentos sociais e das ONGs que desenvolvem trabalhos à promoção e à preservação do direito à moradia.

Papel Passado – Rio Grande

Dos dias 07 a 31 de março, a equipe do CDES dará continuidade ao cadastramento das famílias do Bairro Vila Velha, em Rio Grande, para o Projeto Papel Passado, que trata da regularização fundiária de cinco bairros do município.

Reunião de Planejamento

No dia 29 de fevereiro a equipe do CDES se reuniu para o planejamento das atividades do primeiro semestre de 2016.

Reunião FNRU

Nos dias 26 e 27 de fevereiro o CDES participou de reuniões do Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), em São Paulo.

Cadastro Querência

Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, a equipe do CDES deu continuidade ao cadastramento das famílias do bairro Querência, em Rio Grande, para o projeto Papel Passado, que trata da regularização fundiária de cinco bairros no município.

Reunião Morro Santa Teresa

No dia 17 de fevereiro houve reunião do Movimento em Defesa do Morro Santa Teresa na sede do CDES.

Fórum Social Temático

O CDES esteve presente em oficinas no evento Fórum Social Temático:

  • “Conflitos Territoriais Urbanos: um olhar a partir da função social da propriedade e da autogestão do habitat aconteceu dia 20 de janeiro, na Câmera de Vereadores. Proposta pelo CDES e União Nacional de Moraria Popular.
  • “A luta contra os despejos no Brasil e no mundo – Campanha Despejo Zero e Habitat II”, no dia 21 de janeiro, no Parque da Redenção. Proposta pela Aliança Internacional de Habitantes, FCOC, CONAM, MNLM e o CDES também esteve presentes na mesa de debates.
  • “Campanha pela função social da cidade e da propriedade”, no contexto da 6ª Conferência Nacional das Cidades e do Habitat III. O CDES esteve junto na discussão do assunto no dia 22 de janeiro, na Assemblélia Legislativa, junto de FNRU, FERU/RS, CONAM, MNLM, COM, UNIÃO, MLB.

Cadastro Querência

Na segunda quinzena de janeiro foram cadastradas as famílias do bairo Querência, em Rio Grande.

Cadastro Profilurb II

Na primeira quinzena de janeiro, o CDES fez o cadastramento das famílias no bairro Profilurb II, em Rio Grande.