Coletiva Mulheres e Direito à Cidade 

A Coletiva Nacional Mulheres pelo Direito à Cidade é uma articulação recente de mulheres que nasce a partir do fomento das ações de gênero das organizações que integram a rede do Fórum Nacional de Reforma Urbana – FNRU. Mais ampla que o FNRU, a Coletiva agrega representações de outras redes e coletivos que atuam nas temáticas de gênero e raça na escala nacional com capilaridade local.

A missão da Coletiva é organizar e fortalecer redes de mulheres que ampliem uma consciência política de gênero e raça nos territórios. Nesta perspectiva, a Coletiva adota como objetivos estratégicos o debate e formação permanente, a mobilização e a comunicação estratégica.

A Coletiva é uma articulação constituída por mulheres que buscam fortalecer os debates de gênero e raça nos territórios, assim como a presença das mulheres das organizações que discutem o direito à cidade. Neste sentido, traz na sua concepção as dimensões de gênero e raça em diálogo com o direito à cidade. A cidade é experienciada de formas diferentes entre homens e mulheres, pretos e brancos e isso precisa ser incorporado nos debates, reflexões e formações dos movimentos sociais. A Coletiva parte da premissa de que articulações e redes com este enfoque são centrais para fortalecer o trabalho das mulheres nos territórios.