Direitos Humanos

Acreditamos que os direitos humanos transcendem normas e tratados internacionais indo além das Declarações dos Comitês de Direitos Humanos das Nações Unidas. Para nós, os direitos humanos são processos de luta, dinâmicos e contínuos, na busca pela dignidade humana, com o objetivo de efetivamente assegurar os direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. Esses esforços são direcionados para impulsionar a transformação social, desafiando paradigmas e garantindo direitos fundamentais.

 Dentro do nosso Eixo de Direitos Humanos, concentramos nossos esforços em projetos estratégicos. Esses projetos não apenas visam proteger e garantir os direitos humanos, mas também trabalham para fortalecer as redes de proteção existentes e proporcionar visibilidade às violações aos direitos humanos. Estamos comprometidos com a construção de um mundo mais justo e com uma cidadania comprometida com uma efetiva conquista de direitos pelos grupos mais vulnerabilidades.

Atuamos em Rede. Nossas ações neste eixo são realizadas em dialogo com o Movimento Nacional de Direitos Humanos, com o CEDH – Conselho Estadual de Direitos Humanos e o Conselho Nacional de Direitos Humanos – CNDH.

O CDES Direitos Humanos tem status consultivo junto ao ECOSOC, concedido pela Organização das Nações Unidas em 2023. (Escrever matéria e colocar no site)

Conheça nossos projetos: