Quarto Distrito

O Fórum do Quarto Distrito é uma articulação local que reúne 11 ocupações e 02 cooperativas de trabalho no Quarto Distrito da cidade de Porto Alegre, uma região que acompanha a história da cidade desde os seus primórdios. Anteriormente marcado por indústrias em declínio, depósitos abandonados e espaços subutilizados, o Quarto Distrito agora passa por uma revitalização intensa, impulsionada por investimentos privados e iniciativas de empreendedorismo criativo.

Com essas intervenções, moradores de baixa renda e trabalhadores informais enfrentam o aumento do custo de vida e dos serviços, sendo gradualmente deslocados pela gentrificação. Apesar de décadas de presença nas comunidades locais, o acesso a serviços básicos como saneamento e moradia continua precário e com inúmeras violações aos direitos humanos.

O CDES Direitos Humanos, em parceria com o Monitoramento de Direitos Humanos no Brasil, apoia o Fórum do Quarto Distrito através da assessoria técnica e jurídica para as comunidades na luta pelo direito à terra e à moradia e promove ações de incidência e denúncia de violações aos direitos humanos no território. 

 

Ficha Técnica:

Projeto: Quarto Distrito

Eixo: Conflitos Fundiários 

Parceiros: Fórum do Quarto Distrito; Monitoramento Direitos Humanos no Brasil

Ano: 2021 e 2023